Filter by..
Search
27/01/2018
Le Aum - A caminho do Canal do Panamá
> Entrámos no alto mar a caminho do Canal do Panamá....viagem difícil, de ondulação desencontrada que nos chocalhava.> Entretanto, sentados no convés, apreciávamos as ondas que num vaivém desmedido, ora coroadas de espuma branca quais cordeirinhosvinham beijar docemente, num embalo doce e acolhedor o Lê Aum, ora se formavam em montanhas de água furiosa, investindo, batendo, causticando o casco do barco que rangia desconsolada mas não desistia do percurso programado.> Ao largo vêem se outros veleiros, alguns cargueiros.> Começa a ver se costa já com altura considerável, de constituição rochosa e constata se uma coisa curiosa: a estibordo o céu está límpido aqui e ali salpicado de pequenas nuvens brancas... o mar azul> A bombordo o céu escurece, acinzenta, fica.
read more...
27/01/2018
Le Aum - Ilha de Porvenir
> Chegámos à ilha de Porvenir, onde tivemos que parar no Serviço de Imigração para fazer o registo das pessoas que iam a bordo> Imposto pesado, dado que se pagou 120 dólares por pessoa e 20;dólares pelo barco.> Havia militares sisudos, mantendo uma suposta ordem...> A ilha estava atravessada de um lado ao outro por uma pista de avionetas...exclusivamente privadas.> Nesta ilha existia um hotel feito em madeira, que não funcionava porque a polícia do governo não autorizava que funcionasse> Ambiente idílico...perto do Museu dos Cunas, uma rapariguita bonita, bem pintada e arranjada, que sentada numa rede bordava panos tradicionais> Voltados ao barco, compraram se oito lagostas pequenas por dez dólares e deliciamo-nos com elas bem arranjadas e cozinhadas num arroz de.
read more...
27/01/2018
Le Aum - San Blas
> São sete da manhã e preparamo nos para partir, após pequeno-almoço tomado> A paisagem mantém se igual à de ontem, soando perto o som dos passarinhos piando, cantando, debicando pequenas gotas de chuva que ainda há pouco refrescaram o ambiente > Perto vêem se alguns veleiros e mais longe visiona se uma pequena piroga onde um dos nativos acoplou uma vela, deslizando suavemente na aragem matinal.> Os primeiros preparativos estão tomados: estuda se o percurso, levanta se ferro, já que temos estado fundeados... diz se adeus aos que ficam e voilá... > Deixamos para trás S. Blás e as suas muitas ilhas de formação coralínea. Cresceram do fundo do mar para cima, devido ao aparecimento de corais onde milenarmente se foram fixando areias, detritos, algas, anémonas e grande.
read more...
09/01/2018
Le Aum - Log dia 3
Dia 8 de JaneiroO mar continua agitado com mas vagas consideraveis tendo uma delas invadido o poço pelo lado de BB e molhado quarto e as roupas do italiano que tinha deixado a vigia aberta.O almoço foi um guisado de frango com legumes.A meio da tarde o vento começou a soprar com forte e tivemos que rizar a grande para o terceiro rizo e enrolar um pouco a genoa.Fizemos 164 milhas no odometro e 168 no GPS..
read more...
09/01/2018
Le Aum - Log dia 2
Dia 7 de JaneiroO mar está revolto um autêntico rock and roll como dizem por aqui ...A vantagem é que já fizemos 150 milhas ese continuarmos a este ritmo talvez cheguemos mais rápido do que previsto.O almoço foi excelente! um entrecosto no forno com batatinhas, feito pelo Comandante ao contrario do jantar que foi um verdadeiro desastre, uma sopa de tomate instantãnea que acabou por ser entornada pelo vaivem do barco.Continuamos a navegar em borboleta com a genoa toda dezenrolada com o pau de spy a BB e VG no segundo rizo a EB..
read more...